It’s the People, stupid!

Março 1991, EUA, dias depois da invasão do Iraque na 1ª Guerra do Golfo, 90% dos americanos acreditavam que George Bush (pai) estava a fazer um bom trabalho como Presidente dos EUA. A pouco mais de um ano e meio das eleições as coisas não se afiguravam bem para Bill Clinton, candidato democrata que corria contra George Bush para as eleições de Nov. 1992.

Mas ao mesmo tempo que as coisas no Iraque corriam bem, a economia estava em recessão – e foi nesse aspecto que a equipa de Bill Clinton pegou como tema central da sua campanha e cunhou a celebre frase “It’s the economy, stupid!” – que embora tenha começado como uma mensagem de mobilização interna, cedo passou a ser o “grito” de campanha.

Em Agosto de 1992 64% dos americanos já desaprovavam o trabalho de George Bush, e em Novembro desse ano todos sabemos o que aconteceu – Bill Clinton ganhou com uma boa margem (43% vs. 37.5%) e tornou-se o 42º presidente dos Estados Unidos

It’s the People, stupid!

Relativamente à Inovação é caso para dizer “It’s the People, stupid!” (sem ofensa!).
Cada vez mais se fala e escreve sobre Inovação (ver imagem) surgem departamentos de inovação, equipas de inovação, a inovação aparece na Missão das empresas e nas agendas dos CEOs.

Word "innovation" in Books (1900-2008) - Google Ngram

Mas de alguma forma parece que por muito que se fale e faça a “coisa não agarra”.

Se Inovação é a criação e lançamento de novos produtos, serviços e processos então a palavra chave é “criar“. E criar significa que passa a existir algo que não existia, logo representa uma mudança. Para desenvolver esta mudança é preciso conhecer e interpretar o que existe, imaginar e produzir algo novo – este processo por se referir à criação de algo “novo” tem mais a ver com descoberta do que com produção, o processo pode seguir uma orientação e mesmo ter fases mas dificilmente passos definidos e detalhados. E para navegar seguindo esta orientação o critico são as capacidades humanas das pessoas e das equipas. Porquê? Porque o processo criativo, imaginativo, associativo, interpretativo, as conexões e a colaboração são críticos para se conseguir inovar – e isto só é possível explorando o potencial humano, individual e colectivo.

  • Como podemos colaborar sem saber ouvir?
  • Como podemos ouvir se não estamos conscientes dos nossos modelos mentais e preconceitos?
  • Como podemos arriscar se não temos auto-confiança?
  • Como podemos experimentar se temos medo de falhar?
  • Como podemos criar se não acreditamos?
  • Como podemos maximizar o nosso potencial criativo se não utilizamos o cérebro todo – racional, emocional, social, visual,…

Porque é que as empresas não conseguem inovar mais e melhor?

“It’s the people, stupid!

Advertisements

About Hugo

Consultant, Trainer, Facilitator and Mentor. I discover and develop market opportunities using my experience and knowledge of marketing, digital business, product development and strategy and leveraging on my leadership and team management skills. I have a broad experience in creating new products, new business ventures and knowledge of many different areas such as sales, legal, finance, IT and HR to be able to turn ideas into solid results.
This entry was posted in Inn.ovation, Leader.ship. Bookmark the permalink.

2 Responses to It’s the People, stupid!

  1. Hugo
    Parabéns!! Gostei de ler este seu artigo. Toca em pontos que eu também costumo abordar. Estamos em sintonia e de acordo. No dia 31 de Maio a empresa Know It http://www.knowit.pt , para celebrar o seu 10º aniversário, vai oferecer à cidade do Porto o meu Seminário de Inovação, onde vou explicar o que é inovação e como se faz… sempre envolvendo as pessoas 🙂 Convido-o a vir assistir. A inscrição é gratuita.
    E mais uma vez parabéns pela visão sobre o tema.
    Um abraço do António Paraíso
    http://www.antonioparaiso.com

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s