As Questões do Líder

Se um lider não tens as respostas quais as questões do Líder?

QuestionHead_46880446

Se o jornalista tem 5 questões que modelam o seu trabalho e que procura responder em cada artigo – Quem? O quê? Quando? Onde? Porquê ? – O lider tem apenas 3 questões fundamentais no seu dia-a-dia:

  • O que se passa? (What’s up?)
  • E então? (so What?)
  • E agora? (What now?)

O que se passa? – Quais são os factos? O que te preocupa? O que é que preciso saber?

E então? – qual a tua interpretação dos factos? Qual o seu significado? O que retiras dos factos que seja importante?

E agora? – com base nessa interpretação, o que pretendes fazer? Qual o próximo passo? Qual a acção que propões?

Ao conduzir as conversas com estas 3 simples questões, o líder responsabiliza o outro, da-lhe espaço, ouve os factos e as opiniões, e abre espaço para o ajudar. Mas também forma profissionais capazes de pensar no que fazem, porque o fazem, como o fazem e o que devem fazer a seguir. Aumenta a autoconsciência do outro o que é uma parte essencial no seu desenvolvimento como profissional e como Líder (Self-awareness é, segundo Daniel Goleman, uma das competências da Inteligência Emocional para a formação de um Líder)

Como me posso tornar um melhor Líder?

A pergunta de “como me posso tornar um melhor Líder?” pode ter uma resposta longa mesmo sendo o resumo de dezenas (centenas?) de livros. Mas isso apenas mostra que não passamos de líder para Líder de uma assentada só. Por isso, o melhor mesmo é começar com pequenos passos.

1º passo para se tornar num Líder

Reuna regularmente (1 vez por semana?) com cada membro da sua equipa e tenha uma conversa apenas assente nas 3 questões:
– O que se passa?
– E então?
– E agora?

Se está habituado a dar as soluções, a definir tarefas, a resolver problemas ou a dar a sua opinião, faça um esforço de contenção. Se o ajudar, escreva no papel em vez de dizer, limite-se a ouvir, a fazer perguntas genuínas, não direccionadas. Por cada vez que pensar dizer alguma coisa, escreva, não diga. Veja isto como um exercício, como uma experiência.

Como qualquer coisa nova que experimentamos, vamos sentir-nos estranhos e inseguros – é normal – se ficar calado e ouvir não é normal para si, isto vai parecer estranho, estúpido e inútil – a escolha é sua, pode insistir, tentar de novo, melhorar, ou voltar ao comportamento antigo e ter o que sempre teve – como disse Einstein: “insanidade é fazer a mesma coisa repetidamente e esperar um resultado diferente” – insisto, a escolha é sua!

Advertisements

About Hugo

Consultant, Trainer, Facilitator and Mentor. I discover and develop market opportunities using my experience and knowledge of marketing, digital business, product development and strategy and leveraging on my leadership and team management skills. I have a broad experience in creating new products, new business ventures and knowledge of many different areas such as sales, legal, finance, IT and HR to be able to turn ideas into solid results.
This entry was posted in Leader.ship. Bookmark the permalink.

One Response to As Questões do Líder

  1. Pingback: As Questões do Líder | Adding Talent

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s